quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ê Saudade...


Já faz tempo que eu não escrevo aqui - e em lugar algum -, e devo admitir: bateu aquela saudade! Aliás, saudade é o que eu mais tenho sentido nos últimos dias.
É saudade de amigos que eu perdi o contato, de amigos que foram morar longe e de amigos que eu nem conheço. Saudades de momentos distantes, que não se mostram tão passados quando lembrados durante a noite. São memórias, flashs, lembranças que passam como num filme, que me apertam o coração, que fazem uma lágrima cair, que me secam a boca. Tudo isso é saudade, e contra ela ainda não há remédio.
Eu vivo dizendo "viva o hoje", "pense no hoje", mas tem como não lembrar do ontem? Até porque o ontem influencia - e demais - o hoje. Se eu sinto saudade hoje, o responsável é o ontem.
Sinto saudade dos tempos de criança, em que conseguir pintar sem borrar o desenho era o meu maior problema. Sinto saudade das vezes que eu corria na chuva, sem pudor algum, sem se preocupar se amanhã tudo aquilo ia continuar. Sinto saudade das noites que passei em claro no portão da casa da Nayara, das festas que acabavam tarde, dos segredos que eu soube e dos que eu contei, das vezes que eu corria pra praia com a turma e das vezes que fiquei toda ardida por ficar o dia inteiro no sol.
Sinto imensas saudades dos carinhos do meu ex-amor, por mais que ele não mereça a lembrança. Sinto saudade das viagens que eu fiz, pequenas e normais, mas que nunca sairão da minha memória. Sinto saudade do tempo que coisas pequenas da vida eram o que mais me deixava feliz, e de como era fácil sorrir.
Porém, mesmo que seja inevitável sentir saudade, a vida não é feita só de lembranças e, apesar de todos esse momentos de 'volta ao passado', eu jamais me esqueço de que só lembrar não adianta nada, afinal, se eu apenas lembrar e não viver, o que vou ter amanhã para sentir saudade? Por mais maravilhosas que sejam as minhas lembranças, é o hoje, é o 'novo' que eu vivo. Se nos prendemos demais às lembranças, deixamos coisas novas passarem, e caso vocês não tenham percebido, se deixarmos passar demais, elas passam para sempre.
Portanto, sentir saudade é normal e, como eu disse lá em cima, inevitável. Mas não viva só de lembranças! A vida é muito curta para se viver só do passado e o que vem por aí pode se transformar em lembranças bem melhores no amanhã. E você já sabe... viva o hoje! Pense no hoje! Ok, eu admito: já estava com saudade de dizer isso.

5 comentários:

  1. Quanto tempo senhorita Ana...
    sentir saudades é normal, bom e as vezes - infelizmente - ruim; mesmo assim, é uma coisa inevitavel demais de se sentir. E querendo ou não temos de adimitir que é bom não existir remédio pra tal "doença". Relembrar bom momentos, sentindo assim, saudades deles é muitoooo bom... mas os maus momentos só vem para nos atormentar mais um pouquinho, mas fazer o que? É melhor deixar passar e tentar oculpar a mente com alguma outra coisa quando isso acontecer.

    Amei o texto como sempre!
    Sua fã nº1 voltando a comentar... saudade disso! huahuahuahua

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei seu blog!
    Estou te seguindo!
    Este é o meu caso queira ver.. givinghimthecontrol.blogspot.com
    Beijooos (:

    ResponderExcluir
  3. gostei muito de seu post... ficou irado..

    ResponderExcluir