quinta-feira, 10 de março de 2011

E depois de 6 anos...


Num tempo incerto, num momento improvável, é assim que acontecem as grandes surpresas da vida. Poderia dizer que se não fossem as águas de Março eu talvez não esbarraria em você, mas como o futuro é ardiloso, eu só digo que a chuva antecipou o nosso encontro. Carnaval, Março, chuva, 6 anos. Tudo foi se misturando, criando junto com a minha falta de atenção um encontro nada convencional, onde a emoção tinha que falar alto. Porém, os 6 anos sem vê-lo pesou mais do que qualquer outro sentimento.
Juro que não o reconheci. Percebi na hora que você esperava que eu o reconhecesse e eu falhei. Mas não me julgue e nem me faça sentir culpada por tal coisa. Você não possui o direito de me cobrar nada e é assim que a gente começa outra vez.
Abracei-o e mostrei a você que aquela criança imatura de anos atrás havia sido trocada por uma mulher que passou por cima de qualquer rancor, de qualquer data esquecida, de qualquer falta sua, para estar ali, ao seu lado, falando de igual para igual e com um sorriso no rosto. Pode parecer fácil, não para mim, mas eu tive que fazer mais esse esforço.
Os minutos foram se arrastando, pesados, lentos, e o assunto eu procuro até agora. Num silêncio quase total, eu via a chuva cessar e o tempo ao seu lado estava se esgotando. Despedi-me, prometendo-lhe uma visita (a qual eu já cumpri, mas isso é tema pra outro post) e fui curtir o resto da noite, tentanto passar por cima do turbilhão de pensamentos que invadiu-me após aquele encontro inesperado.
A verdade é que seria fácil avaliar essa situação se você não fosse o meu pai. Não tenho uma opinião formada, tampouco um sentimento certo. É claro que esse tempo pesou e pesou muito, afinal, você nem me viu crescer! Mas sabe quando você percebe que não pode odiar essa pessoa e só aceitar? Então, sinto-me assim. Não julgo, não culpo, não discuto. A maturidade e o pouco (mas vivido) tempo que carrego nas costas me fizeram assim.
O tempo passa, as coisas mudam, as pessoas também. Vivo assim, em paz, feliz, de coração aberto e sem mágoas. E pra você que deixou aquela garotinha de 10 anos em casa e agora encontra essa de 16, prazer, pai.

6 comentários:

  1. " Por um lado, ter um inimigo é muito ruim. Perturba nossa paz mental e destrói algumas de nossas coisas boas. Mas, se vemos de outro ângulo, somente um inimigo nos dá a oportunidade de exercer a paciência. Ninguém mais do que ele nos concede a oportunidade para a tolerância. " (Dalai Lama)

    -Não que o seu pai seja o inimigo. Este na verdade, é o rancor.Pense nisso e nunca se esqueça que Deus está ao seu lado. Você é especial e Ele mais do que ninguém sabe disso. Não se perturbe pelo que vem dos outros, perturbe-se apenas com o que diz a sua alma e procure entendê-la. Esbanje sua capacidade de perdão. Ilumine ao seu redor com o amor de Deus. Jogue fora tudo que atrapalha a sua vida e agarre com todas as forças aquilo de bom que lhe foi concedido. Nada nesse mundo é mais importante que o amor. Os sentimentos contrários a ele, portanto, devem ser friamente ignorados ou, para quem tem essa capacidade, perdoados. Nem todos são como nós gostaríamos. Nem todos vieram ao mundo para nos fazer feliz e satisfazer nossas expectativas. PERDOAR SÓ DEPENDE DE VOCÊ!

    ResponderExcluir
  2. aah Sah, que lindo! Como eu já disse, já aceitei, já passei da fase de tentar arrumar explicações. Agora tá tudo em paz! :)

    "Deixa ir não significa desistir, mas sim aceitar que há coisas que não podem ser." (Pedro Quintella)

    ResponderExcluir
  3. "Nada em mim foi covarde,
    nem mesmo as desistências:
    desistir, ainda que não pareça,
    foi meu grande gesto de coragem." s2

    ResponderExcluir
  4. Nossa amiga, seu pai deve se orgulhar muito dessa mulher maravilhosa que você se tornou mesmo sem a presença dele.
    Deixe as mágoas no passado, PERDOAR SÓ DEPENDE DE VOCÊ! +1
    Fico na torcida para que tudo se resolva e tenha um bom fim, ou melhor, um novo começo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Deixei um selo pra você lá no meu blog, depois vai lá pegar.
    Bisous, Catherine.

    ResponderExcluir
  6. Ana, Muito bem ^^
    Estou muito feliz por conhecer alguém como você!

    ResponderExcluir